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Projeções e planejamentos sempre devem considerar o ambiente interno e externo. Após as eleições 2018, com um resultado que provoca mudanças significativas no cenário político para os próximos 4 anos, as esperanças renovadas e a confiabilidade do mercado mundial na economia do Brasil trazem perspectivas de retomada positiva.
No RD Summit deste ano, o economista Ricardo Amorim destacou que “As grandes oportunidades acontecem quando ninguém acredita”. Em comparativos com períodos de recessão anteriores, nos 3 anos posteriores a uma crise, o país sempre cresceu mais do que o previsto, e no momento atual, este crescimento deve ser alavancado pelo desenvolvimento tecnológico, onde Amorim cita que “nunca foi possível gerar tanta riqueza inovando”. Já que inovar é a palavra de ordem, Amorim deixou uma provocação aos participantes do evento: “Quando saírem daqui, o que farão de diferente? É isso que determinará o sucesso de vocês”.
Para fazer diferente e inovar, a criatividade é fundamental. E segundo outro palestrante do RD Summit, Marcio Ballas, a criatividade é uma ferramenta para a solução de problemas, e ainda destaca que todos nós somos muito mais criativos do que imaginamos. Para ter sucesso, a criatividade deve ter como base o conhecimento, ou seja, o segredo é rearranjar o que já sabemos sob diferentes formatos.
E que tal estimular essa criatividade em sua empresa para melhorar suas relações com seus clientes? Essa é a proposta trazida por Mônica Adractas, outra palestrante do evento. Use a criatividade e o conhecimento para responder a essas cinco perguntas:
· Você resolve a dor real do seu cliente? Pense primeiro em resolver o problema dos clientes, para depois apresentar um produto pensado na solução.
· Você está dando uma forte primeira impressão? A primeira experiência com o seu cliente deve marcar positivamente sua marca.
· Você entende a jornada do seu cliente? Estar próximo e entender as suas necessidades e expectativas é fundamental para oportunizar a melhor experiência ao seu cliente.
· Você faz um esforço para escutar? Não se prenda a métricas tradicionais de pesquisa, escute o seu cliente e considere todas as ideias de melhoria vindas dele.
· Você celebra os seus clientes como pessoa? Conhecer as pessoas e o que as motiva e alinhar sua oferta de produto com a cultura da empresa, eleva suas chances de retenção deste cliente.
A atuação da Expert objetiva proporcionar soluções aos clientes, e neste contexto, a proximidade e a criatividade são ferramentas utilizadas constantemente para a entrega das melhores experiências.