Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Expert Restaurantes Empresariais
13/10/2017

Entenda e prepare sua empresa para o eSocial

Qual o objetivo do eSocial?

O principal objetivo do eSocial é combater o mercado informal, facilitando o controle e a fiscalização por parte do governo, pois a prestação de contas se dá de forma automática e imediata, permitindo que haja rápido e confiável cruzamento de dados simultaneamente por vários órgãos.

É preciso comprar um programa ou material para adequar a empresa?

Os dados serão transmitidos por meio da página governamental na internet, não sendo necessário adquirir ou instalar nenhum tipo de programa para a adesão.

Qual o prazo para aderir ao programa?

O prazo varia de acordo com o faturamento da empresa:

1º de janeiro de 2018: empresas que faturaram acima de R$78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais) no ano de 2016;

1º de julho de 2018: demais organizações e órgãos públicos.

Quais as principais mudanças?

- São muitas mudanças, especialmente em prazos para documentar e registrar informações. Alguns exemplos:

- Admissões: as admissões de novos funcionários devem ser cadastradas no sistema até o final do dia imediatamente anterior à contratação do empregado;

- Demissões: o comunicado de desligamento de profissionais deve ocorrer em até 10 dias após a rescisão em caso de aviso prévio indenizado, e no máximo 1 dia após o desligamento em caso de aviso prévio gozado pelo trabalhador. 

- Toda informação e qualquer alteração relativa à jornada de trabalho do funcionário deve ser cadastrada no sistema em tempo real, ou seja, no momento em que ocorrer.

- Alterações de salário: devem ser informadas no dia posterior à sua ocorrência, informando a data da efetiva modificação.

 

O eSocial irá assegurar mais organização e economia de tempo e de espaço nas organizações, pois reduz significativamente a necessidade de armazenar papéis impressos, e a obrigatoriedade de manter todas as informações cadastradas em um sistema único, permite o cruzamento de dados que possibilita a prestação de contas de maneira automática, eliminando a necessidade de encaminhar documentos a diferentes órgãos de fiscalização. Conheça, prepare sua equipe e aproveite as vantagens dessa nova prática!

 

Saiba mais em: https://www.metadados.com.br/blog/Categoria/esocial/

Voltar

Compartilhe

Conheça a estação do sabor