Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Expert Restaurantes Empresariais
10/11/2016

Empreendedorismo em tempo de crise

Primeiro de tudo, é importante entender que o aprendizado decorrente de uma crise deve se perpetuar na organização, até mesmo se tornar diferencial em tempos mais favoráveis. Conhecimento nunca deve ser desperdiçado, e deve servir de base para investir continuamente nos negócios. 
    O grande desafio é como manter a equipe motivada e a empresa com visibilidade em meio à crise. Vamos às dicas de grandes empreendedores que compartilharam suas experiências na edição 2016 do Endeavor CEO Summit, evento ocorrido no dia 18 de outubro em São Paulo:
 - Cultura Organizacional: todos devem se identificar com os propósitos da empresa e lutar pelos resultados como se fossem donos do negócio. Muitos chamam isso de amor pelo trabalho. Chamamos de engajamento.
- Acreditar e pensar grande: manter a empresa na vitrine do mercado é fundamental para não precisar retroceder nos objetivos e metas. Investir em marketing e inovação, assim como na área comercial, mesmo que de maneira cautelosa sempre trará retornos.
- Valorizar as pessoas: toda empresa é feita por pessoas, e o envolvimento das pessoas com a marca é fundamental para gerar e manter o entusiasmo. Valorizar pessoas, muito mais do que remunerar, é reconhecer e atuar com transparência, dividindo responsabilidades com a equipe. Isso gera comprometimento, pois é visto como desenvolvimento e oportunidades.
- Desenvolver relações: ampliar a geração de leads através dos relacionamentos já existentes, que deve ocorrer com base na credibilidade e confiança. Seus clientes são os que têm mais crédito a falar de seus produtos e de sua empresa, por isso, conduza essas relações de maneira a fortalecer essa parceria.
- Fazer gestão: toda empresa deve manter o foco constante em resultados, e deve evitar o endividamento. Para isso, o ponto de partida é a equipe: mantenha as peças fundamentais e extraia o melhor desses profissionais, através de processos controlados e enxutos. Mantenha isso mesmo após a crise. 
    A Expert, assim como muitos empreendedores, não acredita em fórmulas mágicas, mas sempre é válido avaliar a maneira de conduzir os negócios, bem como que tipo de resultados vêm sendo obtidos. Por mais que a análise indique um saldo positivo, sempre há algo a ser melhorado. Resumindo: trabalhar, trabalhar e trabalhar, esse é o caminho.
    Saiba mais em: endeavor.org.br

Voltar

Compartilhe

Conheça a estação do sabor