Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Expert Restaurantes Empresariais
01/10/2016

Receita de molho de tomate caseiro

Hoje nossa receita é de um molho de tomate caseiro simpático, encorpado e apaixonante!

Essa receita não é difícil mas tem alguns segredos como deixar a panela esquentar bastante antes de colocar o azeite e refogar primeiro a cebola, depois o alho (juntamente com o tomilho). Parece besteira mas essas dicas fazem com que o molho fique muito mais saboroso.

 

Ingredientes

1 kg de tomate

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

4 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de sal

1 ramo de tomilho fresco

1 ramo de manjericão fresco

Modo de preparo

Para fazer esse molho, vamos precisar de uma panela grande, do tipo caçarola.

1. Deixe os tomates de molho em água filtrada com 1 colher (sopa) de água sanitária. Já que vamos fazer esse molho com casca e tudo, é importante que os tomates estejam higienizados, prontos para consumir. Feito isso, retire o miolinho e corte grosseiramente se você preferir o molho bem “pedaçudo”. Não despreze as sementes pois elas também vão para o molho. Reserve.

2. Leve a panela para o fogo (médio) e deixe esquentar. Acrescente o azeite e em seguida a cebola, vigiando para não queimar. Acrescente o tomilho e o alho picado.

3.  Quando a cebola estiver levemente murcha, acrescente o tomate e 1 colher de chá de sal (vai ajudar o tomate a soltar mais água). Reduza o fogo para baixo e tampe a panela.

4. Passados 10 minutos, seu tomate vai ter soltado bastante água. Dependendo do tomate, pode ser que haja mais/menos caldo – caso não esteja mais para líquido, acrescente um pouco de água filtrada para deixar a seu gosto. Prove e corrija o sal se necessário.

5. Após mais ou menos 15 – 20 minutos, o molho estará praticamente pronto. Apague o fogo e acrescente folhinhas de manjericão fresco para finalizar.

Se você não curtir o molho pedaçudo, pode passá-lo no processador ou mixer. Esse molho pode ser congelado em pote hermético por até 3 meses.

Voltar

Compartilhe

Conheça a estação do sabor